quinta-feira, 25 de junho de 2015

Limoges + Oradour-sur-Glâne

Primeiras impressões:

Cidade conhecida mundialmente por sua cerâmica, tendo algumas fábricas de renome sua sede por lá, principalmente a Bernardaud. Não se anime muito pois os preços são bem altos, mesmo lá na fábrica, rs. Mas vale a pena conhecer a história e como foi e é a sua fabricação.


Alem disso, o lugar também é bem legal, super cuidado, povo simpático, com várias comodidades modernas. A começar com sua estação de trem, que chama a atenção de quem chega à cidade. Achamos bem bonita!!!

A Hôtel de Ville é maravilhosa e lembra bastante a de Paris, menor, claro. A Cathédrale Saint Étienne, visível por toda a cidade, é bem majestosa e com um jardim espetacular. Não deixe de conferir!!!

Sugestão de atrações:

1) Gare de Limoges
2) Cathédrale Saint Étienne
3) Jardins de l'Eveche
4) Hôtel de Ville
5) Marché Couvert (Place de la Motte)
6) Quartier de la Boucherie
7) Musée National de la Porcelaine

Itinerário feito pelo site Tripomatic
Hôtel de Ville
Ruas de Limoges
Place Winston Churchill
Marché Couvert
Cathédrale Saint Étienne
Gare de Limoges

Arredores:

O lugar não é dos mais felizes, mas importante em nossa história. Oradour-sur-Glâne foi a cidade que teve o pior massacre durante a II Guerra Mundial, sendo que até crianças e mulheres foram atacados. Para manter esse episódio sempre na lembrança da população, foi criado um Memorial no local, mantendo a cidade exatamente como foi encontrada após o massacre.

Antes de entrar no local da cidade, entramos na recepção do Memorial, onde vários vídeos e cartazes contam a trajetória do local. Já ficamos em choque somente nessa parte, mas ainda podemos ver tudo pessoalmente, onde tudo realmente aconteceu. 

Lá é ncontramos carros queimados, bicicletas partidas ao meio, os cartazes com o menu do dia nos restaurantes, as máquinas de costura com os tecidos instalados... O lugar também virou uma espécie de culto, com homenagens e pontos de orações em vários lugares, principalmente nos que aconteceram algum episódio mais traumático. 

É bem chocante mesmo saber que uma cidade inteira foi destruída em algumas horas e com pouquíssimos sobreviventes que conseguiram fugir. Pior ainda é perceber que mesmo as mulheres e crianças foram alvos desse massacre. Realmente eles conseguiram o que queriam, pois inesquecível é a melhor palavra para descrever a visita ao lugar.

Itinerário feito pelo site Tripomatic
Entrada do Memorial
Carro queimado na rua
Bicicleta quebrada
Poço de água
Ponto de oração
Estação de trem

Nenhum comentário:

Postar um comentário